domingo, 15 de dezembro de 2013

:: VOZ X ECO ::

Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Marcos 1:3

Assim como nos dias contemporâneos a primeira vinda do messias onde João batista assumia o papel da VOZ que lhe preparava o caminho, hoje precisamos novamente dessa VOZ que preparará o caminho para a segunda vinda de Cristo.

Mas o que seria essa voz? Cremos que a voz é a pura revelação de Deus para um tempo específico na terra que pode ser em âmbito pessoal ou global.  A questão é que essa voz precisa ser liberada sobre uma geração de tempos em tempos. Para que a voz do Senhor seja liberada é preciso que se levantem pessoas que busquem a revelação do alto.

Certamente o Senhor soberano não faz coisa alguma sem revelar o seu plano aos seus servos, os profetas. Amós 3:7

Atualmente existem muitas vozes ecoando ao redor da igreja e do mundo, mas o quanto disso é revelação divina? Ou o quanto disso de fato é algo recebido e gerado em devoção pessoal antes de ser liberado para a igreja? Eis aí um paradoxo crucial e determinante no meio do nosso tempo: VOZ X ECO.

Ao olharmos no dicionário vemos a seguinte definição para eco: imitação ou repetição de palavras ou atos. Em meio à igreja hoje, vemos muitas palavras ruins que se contradizem com a bíblia causando confusão no povo de Deus, mas não é desse tipo de palavra que o eco do qual falamos se refere.  O eco ao qual nos referimos diz respeito à reprodução de até mesmo coisas boas, palavras de Deus ditas por homens que receberam de sua revelação.

Para ilustrar melhor vamos pensar em um exemplo. Quantos conhecem o Bill Johnson, pastor titular da Bethel Church na Califórnia? Seu ministério se caracteriza por grande revelação do poder de Deus e isso é uma das coisas que Bill, influenciado por outros irmãos, tem liberado sobre a nossa geração. Ele é uma Voz levantada por Deus nesse tempo. Ele ouviu algo, gerou e hoje tem liberado. Muitos de nós bebemos dessa fonte, lemos seus livros, vemos seus vídeos e nos identificamos com aquilo que ele carrega. Nós podemos liberar essa mesma mensagem em nossas comunidades, mas a questão é: essa mensagem que liberamos é fruto de uma revelação de Deus ou é meramente um eco dos livros, dos vídeos etc.

 Os livros, os vídeos são inspirativos para que nós possamos nos despertar a buscar da revelação de Deus, para que nos tornemos a mensagem tal como João Batista. Se essa revelação encarnar em nós começará a tocar outros que serão inspirados pela revelação de Deus através da nossa vida a buscar por si próprios a palavra viva. Por isso hoje vemos pessoas pregando a mesma mensagem de grandes homens de Deus, mas sem o mesmo impacto. Concluímos então que o eco nada mais é que a expressão de uma mensagem de Deus sem a revelação.

Não precisamos de mais ecos no Brasil, precisamos de Vozes que liberem a revelação, a vontade diretamente da parte de Deus. Para isso, precisamos aumentar o nível de revelação em nossa vida. Mas como ter essa revelação?
Jesus é o nosso exemplo, ele mantinha uma vida de devoção e oração todos os dias. A prioridade dele era ouvir a vontade do pai.

E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava. Marcos 1:35

Ele se movia com base na revelação da vontade de Deus. Ele fazia apenas o que via o pai fazer, falava e proclamava o coração do pai.

Jesus lhes deu esta resposta: "Eu digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz. João 5:19

Ser uma Voz tem a ver com ouvir e ver:
Porque, quem esteve no conselho do Senhor, e viu, e ouviu a Sua palavra? Quem esteve atento á sua palavra, e ouviu? Jeremias 23:18

Tem a ver com intimidade, tem a ver com revelação de quem é Deus, de quem é Jesus. Paulo foi uma Voz em sua geração, ele teve um encontro crucial com Jesus e nunca mais foi o mesmo. Suas palavras falavam de vida, de experiência, de revelação. Tamanha foi a revelação de Paulo que houve coisas que ele não pode pronunciar (2 co 12:2-4). Revelação e experiência estão intimamente ligadas. O que prova que uma pessoa recebeu uma revelação é o nível de aplicação prática dela sobre a palavra revelada.

Nossa oração é para que nesses dias se levantem as vozes de Deus no Brasil. Em meio à música, canções cheias de revelação, que liberem a vontade dos céus, ministros que não somente cantem versões de músicas internacionais sobre o que Deus está falando com outros, mas que cantem do que ele está revelando ao seu próprio coração de forma pessoal e pra igreja no Brasil. Pregadores, evangelistas, mestres que veem e ouvem de Deus. Que se levantem os “João Batista”, que se levantem as vozes, que preparemos o caminho para Ele.

Conclusão:

Precisamos de vozes para esta geração, como João Batista foi para a dele, e não ecos.

Eco – Imitar ou repetir palavras liberadas por outros homens (que tiveram real revelação) sem ter tido a mesma revelação de Deus acerca dela.

Para sermos uma voz e não um eco, precisamos buscar a revelação.

A revelação vem com estar no lugar secreto, conhecer a pessoa de Deus, ver e ouvir Sua palavra (entrar no Seu conselho) e caminhar sobre a revelação recebida.


Fraternalmente, 

Fábio e Danielly Bravo

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

O Romance Divino

Não é de agora que tenho pensado sobre esse tema. Na verdade, sou atraída constantemente para este assunto. O romance entre Deus e nós, seu povo. Mas hoje quando ouvi a canção de Nic e Rachael Billman "Rugido do Leão" senti novamente a intensidade dos afetos de Deus por nós. Lembrei-me de um livro que ganhei do meu amigo ano passado: O Romance Divino de Gene Edwards.

O Romance Divino

O meu primeiro contato com o livro foi empolgante! Que assunto inspirador, ler mais sobre o amor de Deus pelo seu povo. Depois de algumas páginas fui me sentindo estranhamente desconfortável e pensando se realmente Deus era apaixonado por nós e se precisava de nós . Entre outras coisas, o autor relata que Deus se sentia só tal como Adão que precisava de Eva, uma ajudadora, o Senhor precisa de nós, Jerusalém.
Se trata de um livro de "ficção" inspirado na realidade eterna que tem desdobramentos com o passar da história mas termina na consumação dos séculos, quando o Senhor finalmente toma sua noiva para si .

Recomendo fortemente a leitura deste livro nesses dias. Deixe-se apaixonar, deixe-se envolver por esse romance. Deixe Deus te revelar os sentimentos dele por você e só assim você terá paixão por ele também.

Ah, sim! A música que eu ouvi hoje... ela é realmente inspiradora! "O rugido do Leão é uma canção sobre nós" diz a música. Que canção sobre nós ele canta?  Acredito que seja a canção do romance divino. Em outro momento eles cantam: "O coração do Leão é nossa herança" Uau!! Sim, o nosso galardão é o próprio Deus e não casas no céu em ruas de ouro. Estar com ELE é a nossa herança. Desperte oh noiva! O nosso noivo está nos chamando para fechar a história!

A música está disponível no Youtube acessando link abaixo você poderá ouvi-la:

Um abraço!
Danielly F. Bravo


segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Desvendando os Segredos do Lugar Secreto ( parte 1)




"Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu pai que está em secreto;" Mateus 6:6 

Estamos vivendo dias de grande preparação. Dias de espera ativa, dias de cumprimento. Acredito que antes que venha o Dia do Senhor, antes da volta de Cristo, a terra experimentará um grande mover no meio da igreja de Cristo que preparará a noiva para encontrar seu amado.

Com o passar do tempo estes dias parecem estar cada vez mais perto e o sentimento que permeia meu coração é o de que não há mais tempo a ser desperdiçado. O Senhor neste exato momento está desenhando o cenário, encaixando as peças deste grande quebra-cabeças da história. Está unindo os corações em toda terra através da oração e intercessão para que o clamor pelo derramar de Deus seja tão alto que os céus não possam mais contê-lo.

Durante o percurso da  história o Senhor derramou muitos avivamentos, como por exemplo o de Gales, um minúsculo principado da Grã-Bretanha que balançou o mundo no início do século XX.Podemos citar também o avivamento de Azuza nos Estados Unidos que teve como forte característica a restauração do batismo no Espírito e o dom de línguas.

Embora estes e outros avivamentos tenham enorme importância para nós até os dias de hoje não se comparam ao que Deus tem para derramar agora que estamos mais próximos de sua volta. Por isso este grande senso de responsabilidade e a sensação de que não há mais tempo a perder.Então surge em mim a  pergunta: Estamos preparados para segurar este fogo que virá? Estamos preparados para receber o que Deus irá mandar?

Com isso não quero dizer que Deus não tem capacidade para nos preparar, aliás estou afirmando o contrário, ele já está nos preparando para isso. Está levantando aqueles que nestes dias tem alertado a igreja para que ela se prepare e este artigo em alguma medida, tem este objetivo também. Para ilustrar melhor aonde quero chegar deixe-me contar uma breve história.

Eu e meus amigos somos grandes apreciadores do churrasco brasileiro. Nunca provei o churrasco de outro país, mas pelo que ouço por aí o nosso sem dúvidas é o melhor. Sempre que queremos comemorar algo fazemos um churrasco bem caprichado. O problema é que são poucos aqueles que sabem acender uma churrasqueira corretamente. Um dia desses eu estava em casa com meu marido e decidimos fazer um churrasco sozinhos. Enquanto ele estava no mercado comprando os ingredientes eu decidi acender a churrasqueira sozinha. Peguei o carvão, coloquei na churrasqueira, joguei o álcool e risquei o fósforo. Uau! Que labareda! No mesmo instante uma chama muito forte e quente subiu e quase atingiu meu rosto. Fiquei muito feliz pois com certeza essa chama ainda que menor permaneceria e meu churrasco seria um sucesso.Alguns instantes depois tive uma grande surpresa... quase não havia mais fogo ali. Aquela chama inicial foi muito poderosa mas havia sumido e agora eu não sabia mais o que fazer. Como manter a chama acessa? Como manter o fogo de maneira que ele não se apague mas fique constante sempre queimando e transformando a aparência da carne ? Fiquei sem saber o que fazer e, confesso, até agora não sei.

O que quero dizer com isso é que precisamos saber manter aquilo que o Senhor vai derramar sobre nós. Precisamos nos preparar para receber o fogo. Talvez ele abalará nossas estruturas e muitos ficarão ofendidos.Muitos desfrutarão do que Deus derramará mas logo depois se espalharão e se apagarão como o fogo da minha churrasqueira. Outros, permanecerão, sustentarão este grande derramar até que Ele venha. O segredo, eu creio ser bem simples. O segredo está no lugar secreto.

Eu creio que o Senhor está preparando uma geração que o busca além do cultos de domingo, além das canções ouvidas no mp3, além dos DVDs de pregação. Sim, eu afirmo, estes recursos embora nos ajudem, não são suficientes para nos preparar. Uma geração escondida em Deus no altar de devoção e oração saberá manter a chama acessa.Temos o exemplo dos irmãos morávios que mantiveram oração 24 horas durante quase 100 anos e enviaram missionários para todo o mundo.Mas repito, o que o Senhor quer fazer em nosso tempo é diferente e maior. Por que eu sei disso? Por um motivo muito evidente: estamos muito próximos de sua vinda.  Parece fácil, mas não é tão simples. Pesquisas apontam que apenas 19% dos cristãos leem a bíblia diariamente. Precisamos então correr para o altar de devoção, para o lugar secreto cumprindo Mateus 6:6 e esperarmos até que o Senhor tenha nos preparado para receber seu grande derramar.

Como parte dessa geração quero ajudar aqueles que se encontram na porcentagem de cristãos que não conseguem ter um tempo reservado para Deus no lugar secreto todos os dias. Sinta-se parte deste chamado. Mateus 6:6 é para todos os cristãos. Seja fortalecido na presença dele todos os dias .Separar e organizar nosso tempo é uma luta diária que eu não julgo ter vencido, mas com a graça de Deus eu e você conseguiremos pois é da vontade Dele que estejamos em sua presença para sempre.
Alguns pontos que considero o start para nossa jornada.

1-      Ele nos deseja
    Você já parou para pensar que o Senhor em toda sua glória e majestade criou os céus e a Terra e não só isso, nos criou para louvor da sua glória e viu que era bom. Tenho uma coisa pra te contar: O senhor te ama! Ou melhor, ele não só te ama, e gosta de você, ele te curte... você foi criado particularmente único. Diferente de todos os outros e com características apreciáveis perante o ABA PAI. Então pare agora mesmo de pensar que ele não te aceita, ele ama estar conosco, ouvir nossa oração e adoração de gratidão por tudo o que Ele é para nós.

2-      Ele é Digno
    O Deus criador do universo é digno de nossa adoração SEMPRE. Quando tudo está bem ou     quando está mal. Quando temos tempo ou quando não temos. Quando estamos chateados e mal humorados Ele continua sendo digno...

3-      Persista
 Precisamos persistir. No começo parece ser difícil separar um tempo para aquietar nosso corpo e mente mas depois descobrimos que não há nada melhor!Separe uma hora especifica todos os dias. Comece com 30 minutos e depois vá aumentando este tempo para 1 hora , 2... este tempo varia de acordo com a disponibilidade de cada pessoa. O segredo aqui é persistir. Se não conseguiu cumprir seu tempo um dia não se sinta condenado e recomece no dia seguinte sabendo que o Pai nos ama e nos recebe.

" Há um limiar a ser cruzado em termos de descobrir a plena alegria do lugar secreto. Até você encontrar o limiar, terá a convicção de que está consistentemente se forçando a entrar no lugar secreto, como se fosse um fardo e não um prazer. Mas quando cruza o limiar, o lugar secreto torna-se um lugar de deleite que você priorizará com satisfação em relação às outras tarefas concorrentes." Bob Sorge

Se queremos estar preparados para este tempo, o início da jornada começa aqui. O lugar secreto é a base para todas as coisas.A comunhão com Deus é fundamental.Não podemos pular esta etapa.Pulá-la significa construir uma casa que não possui base, algo frágil que pode ser removido.Espero ter convencido você a hoje mesmo rever seu tempo e suas prioridades priorizando aquilo que é essencial , eu diria até mesmo vital para que possamos juntos entrar no tempo de Deus para essa geração.Amém!

Danielly F. Bravo

Continua... O que devo fazer no lugar secreto?