sexta-feira, 20 de maio de 2011

O Preço da Desobediência



“Obedecer é melhor do que oferecer sacrifícios, e o atender, melhor que a gordura de carneiros.” 1 Sm 15:22

Existe uma necessidade hoje, como igreja, de ouvirmos a voz do Senhor. Precisamos andar segundo o seu propósito e segui-lo por onde quer que ele vá. Vemos muitos irmãos ignorando a voz de Deus, andando segundo suas próprias decisões e vontades, ainda que tais intenções sejam as melhores possíveis. Essas atitudes independentes se caracterizam na Bíblia como desobediência a Deus. A desobediência pode matar reis e fazer cair toda a humanidade.

Em 1 Samuel podemos conhecer a história de Saul: um rapaz da tribo de Benjamim que se torna rei de Israel. O povo havia pedido um rei para ser como as outras nações, e o Senhor lhes concedeu Saul – um homem alto, forte e formoso. Contudo, ao chegarmos ao capítulo 15 deste livro, nos deparamos com a rejeição de Deus com relação a Saul, e a destituição dele e de sua descendência do reinado de Israel.

No versículo 3 do capítulo 15 o Senhor dá uma ordem a Saul: “Vá agora, ataca os amalequitas e os destrói totalmente com tudo o que tiverem. Nada poupes...” Saul, então, parte para a batalha e obtém a vitória sobre aquele povo. Porém, poupou o rei amalequita e preservou os melhores animais a fim de oferecê-los ao Senhor. Ele destruiu todo o resto, e estava alegre. Em seu coração tinha a sensação do dever cumprido. Tinha tão somente separado os melhores animais para o Senhor! Só que essas boas intenções custaram-lhe o reinado! O Senhor se enfureceu, pois Ele não queria sacrifício algum daquele despojo. Ele queria obediência! Ele rejeitou a palavra do Senhor e, em consequência, o Senhor também o rejeitou. Ele perdeu seu reinado!

Irmãos, podemos possuir as melhores intenções do mundo, mas não podemos executar aquilo que o Senhor não quer que façamos! Hoje estamos cheios de rituais e eventos, e fazemos tudo o que está em NOSSO coração. Saul teve ótimas intenções, mas seu fim foi ter sua cabeça como prêmio de seus inimigos, e sua descendência foi destruída também. Precisamos parar em oração e nos movermos de acordo com as diretivas de nosso Rei.

As iniciativas humanas sem a direção do Senhor só construirão torres como a de Babel (Gênesis 11), ou seja, confusão sobre a Terra. Até quando vamos continuar caminhando independentemente? Até quando vamos querer que Deus carimbe nossos projetos que não são fruto de uma vida espiritual, mas sim da inquietação de nossa carne? Ele não quer que você sacrifique o que Ele não pediu. Que o Hoje seja dia de parar – e só se mova quando a nuvem se mover (Êx 13:21)!

Danielly F. Bravo
Revisão de Luciano Motta

0 comentários:

Postar um comentário