domingo, 17 de junho de 2012

Um povo para Iahweh (Parte 1)




Muitos Cristãos têm a dificuldade de perceber e entender a velha e a nova aliança como uma única história contínua e totalmente interligada. A palavra do Senhor é uma só e nos revela quem Ele é e quem nós somos. A nossa identidade como povo de Deus, muitas vezes se encontra obscura em nossa mente pelo fato de não percebemos tal continuidade nas escrituras.

A nossa história começa no Éden com o primeiro homem, Adão. Porém gostaria de começar meu breve ensaio com o nosso pai Abraão. Ele recebeu uma grande Promessa em Gn 12:1-3 n  Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! 3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra. Deste modo, o Senhor começou uma aliança com ele.

Abraão, não tinha idéia pra onde iria, porém, agiu por fé. Quando já estava bem velho gerou Isaac. Isaac por sua vez se casou com Rebeca que era estéril, mas isso não seria um problema  para o Senhor Deus que prometera que através da semente de Abraão nasceria um povo,que abençoaria todas as famílias da Terra. Rebeca então gera Esaú e Jacó. Esaú, o irmão mais velho, vendeu sua primogenitura a Jacó e então dá origem a um outro povo : os edomitas que mais tarde proibiram Moisés e os israelitas de passarem por sua terra no monte Seir. Nm.20:14-21

A caminho de Padã-Arã Jacó teve uma experiência com Iahweh que renovou sua aliança com a semente de Abraão. Quando Jacó saiu desta Terra lutou com o próprio Deus que não prevaleceu sobre ele. Então tocou-lhe a juntura de sua coxa fazendo-o manquejar. Jacó não soltou o Homem  até que fosse abençoado.Neste dia Jacó teve seu nome mudado para Israel .Assim como aconteceu com Abraão, Jacó teve não apenas o nome, mas sua natureza modificada.

Jacó teve doze filhos que deram origem as doze tribos de Israel.Através de José,um dos seus filhos,toda a família de Israel passou a morar no Egito, com muito conforto e tranquilidade. Os anos se passaram e o povo  se tornou escravo nesta terra. Por volta de 1520 A.C  Iahweh levantou Moisés para libertar –los .

O povo saiu do Egito e no deserto receberam instruções do senhor .Tais estatutos e leis são chamados de Torá.Ela inclui tudo que está nos primeiro cinco livros da velha aliança e conta a história de Iahweh com seu povo. No deserto, o Senhor estabeleu seu padrão, seu requerimento justo.Em êxodo 19 o Senhor mais uma vez expressa um desejo:

Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha; vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.”

 O povo sob a liderança de Moisés passou quarenta anos no deserto e com Josué finalmente  entrou na terra prometida a abraão.Eles a conquistaram e habitaram nela.

O povo porém, fez o que era mal aos olhos de Iahweh  e em meio aos desespero clamou a Ele. Iahweh por sua vez, levantou juízes  para julgarem o povo.”Naqueles dias, não havia rei em Israel, porém cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos.”Jz 21:25

Até este momento na história, podemos perceber que a promessa de Iahweh ainda não havia se cumprido totalmente. A semente de Abrãao havia se multiplicado e formado um povo, contudo este povo ainda não era uma benção para toda Terra e nem um povo sacerdotal como lemos em êxodo 19.


Continua...
Bibliografia: A semente Transcendente de Abraão.  Um povo para Iahweh . Charles Newbold

0 comentários:

Postar um comentário