quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O pulsar do coração de Deus

Acredito com fervor que estamos vivendo os últimos dias. Estes são marcados pelo alinhamento entre a vontade de Deus e o seu cumprimento na Terra através da igreja. Mas para que ocorra esse alinhamento, precisamos ouvir o coração de Deus. Será que estamos ouvindo Seu coração? Qual será Seu maior desejo? Se a Bíblia fosse uma grande música, você saberia cantar o refrão?

Para compreendermos o pulsar do coração de Deus, precisamos necessariamente olhar para o princípio de nossa história: a Criação. O Senhor, Iahweh, criou o homem para um propósito: relacionamento. Deus e Adão relacionavam-se no Jardim e eram semelhantes, pois a glória do Senhor se refletia nele. Deus tinha um representante da Terra, confiou-lhe Seu belíssimo Jardim e domínio sobre todos os outros seres. Mas, como sabemos, o homem caiu no engano da serpente e pecou. Adão e Eva deixaram de refletir a vontade de Deus na Terra, mas o coração de Deus continua pulsando, pulsando, pulsando por uma só coisa...

Ao lermos a Bíblia de capa a capa, seguindo a ordem em que seus livros foram colocados, podemos sentir esse pulsar através das alianças que Deus fez com Noé, Abraão, Moisés, Davi e também conosco. Podemos ouvir esse refrão ecoando na voz dos profetas, dos apóstolos, dos salmistas. E você? Já descobriu o que Deus mais falou na história? Ele disse e continua dizendo:

“Vós sereis meu povo e eu serei o seu Deus.”

Esse refrão se repete 23 vezes com toda a força e a intensidade de um coração apaixonado:

Êxodo 6:7 “Eu os farei meu povo e serei o Deus de vocês. Então saberão que eu sou o Senhor, o seu Deus, que os livra do trabalho imposto pelos Egípcios.”

2 Samuel 7:24 “Tu mesmo fizeste de Israel o teu povo peculiar para sempre, e tu, ó Senhor, te tornaste o seu Deus.”

Jeremias 7:23 “ Dei-lhes, entretanto, esta ordem: Obedeçam-me, e eu serei o seu Deus e vocês serão o meu povo...”

Ezequiel 14:11 “ Isso para que a nação de Israel não se desvie mais de mim, nem mais se contamine com todos os seus pecados.Serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.”

2 Coríntios 6:16 “Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.”

Apocalipse 21:3 “Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus.”

Esse refrão é ainda mais presente nos livros de Ezequiel e Jeremias, quando o povo de Israel passava por uma fase muito ruim. Por essa perspectiva, nota-se que o desejo do coração de Deus não está condicionado ao desempenho de Seu povo. Se olharmos para nossa situação na Terra, veremos o quanto somos dispersos e pecadores. Como o mundo tem sido enganado pelo inimigo! Isso pode nos levar a pensar que Deus desistirá de ter um povo, afinal, somos uma raça que não tem jeito! Mas o cumprimento do propósito eterno de Deus não depende nós. Ele fará. Já está escrito. Basta lermos o livro de Apocalipse – o Seu povo se levantará, pois o sangue já foi derramado!

Seremos nós esse povo? Poderemos nós fechar a história? Certamente que sim, se o ouvirmos e deixarmos que a Sua voz, o Seu coração e os Seus desejos nos inflamem também. Quanto mais nos aproximamos Dele, mais somos contagiados pelo Seu coração.
Em Êxodo 32 podemos ver Moisés contagiado de uma ira Santa, pois o povo adorou ao bezerro de ouro e traiu o Senhor, o único e verdadeiro Deus. Certamente Moisés foi um homem incendiado pelo zelo e pela paixão do Senhor diferentemente de Arão, que foi conivente a traição. Qual é a diferença entre os dois? Por que um traiu ao Senhor e o outro se enfureceu de Zelo? Moisés falava face a face com Deus, que lhe revelava o coração. Amo essa declaração: “Quem é pelo Senhor, junte-se a mim!” Ela revela o coração de Moisés. Sem titubear, ele tinha uma posição claramente definida. Essa foi uma grande declaração de amor, e das boas...

Davi era outro homem inflamado. Conhecia o coração de Deus e seus salmos estão cheios de palavras de paixão e zelo. “Não entrarei na minha tenda, e não me deitarei em meu leito; não permitirei que os meus olhos peguem no sono nem que as minhas pálpebras descansem, enquanto não encontrar um lugar para o Senhor, uma habitação para o poderoso de Jacó” (Sl 132:3-5).

Gostaria de destacar, por último, o apóstolo Paulo. Ele também conseguiu ouvir e sincronizar sua vida com as batidas do coração de Deus. É incrível ver o zelo desse homem pela causa do Evangelho de Cristo. Ele entendeu a idéia de Deus e Seu desejo de ter um povo. Apregoou a inserção dos gentios (nós) no plano do Senhor.

Assim como esses homens, precisamos entrar em um nível de intimidade com o Senhor, de modo que Ele possa nos revelar Seu coração e nos inflamar com Seus desejos. Essa é a vontade do Senhor, construída gradativamente através da história. Ele não desistiu de ter um povo. Creio que Deus está marcando pessoas ao redor do mundo, judeus e não judeus, com esta mensagem e que Ele irá nos levar a um lugar de amizade em que poderemos ser cheios de Sua verdade e propósito, ouviremos o Seu pulsar, a Sua canção, e também a cantaremos aqui na Terra. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. Amém!


Danielly F. Bravo
Revisão de Luciano Motta
Texto baseado nas aulas de Eliza Walker no Curso de Preparação Profética Intensivo 2011.